ANAIS :: ENAMA 2014
Resumo: 57-2


Poster (Painel)
57-2UTILIZAÇÃO DE SUBSTÂNCIAS “GRAS”- (GENERALLY RECOGNIZED AS SAFE) NO CONTROLE DE COLLETOTRICHUM GLOEOSPORIOIDES E FUSARIUM GUTTIFORME
Autores:Ferreira, E. M. S. (UFT - Fundação da Universidade Federal do Tocantins) ; Malta, C. M. (UFT - Fundação da Universidade Federal do Tocantins) ; Diniz, A. R. N. (UFT - Fundação da Universidade Federal do Tocantins) ; Pimenta, R. S. (UFT - Fundação da Universidade Federal do Tocantins)

Resumo

Colletotrichum Gloeosporioides e Fusarium Guttiforme são fungos fitopagênicos envolvidos em um grande número de doenças pós-colheita, desenvolvendo se principalmente na fase de armazenamento de frutos. A utilização de fungicidas ainda é a forma de controle mais difundida utilizada para o controle desses microrganismos durante a fase pós colheita, no entanto entre as alternativas que podem ser utilizadas estão às substâncias “GRAS”-(generally recognized as safe), são utilizadas como aditivos alimentícios, portanto, não causam danos a saúde e não necessitam de avaliação prévia de uso. O presente trabalho teve como objetivo observar os efeitos de cinco substâncias “GRAS” no controle de crescimento dos fungos fitopatogênicos Colletotrichum Gloeosporioides e Fusarium Guttiforme. Para o estudo foram selecionadas cinco substâncias listadas pela FAO/FDA: bicarbonato de sódio, carbonato de sódio, carbonato de cálcio, cloreto de cálcio e cloreto de potássio em concentrações de 1%, 3% e 5%. No inicio do trabalho os fungos testados foram reavivados previamente em meio (Agar-NYDA) e incubadas a 25 °C por cerca de 7 dias. Decorrido o período um disco de 5mm de diâmetro contendo micélio dos fungos, foram inoculados em placas contendo o meio (Agar-NYDA) acrescido das substâncias estudadas. Posteriormente as placas foram incubadas a 25ºC por um período de até 7 dias. O raio do micélio fungico foi mensurado com o auxílio de um paquímetro e comparado com o controle nos dias 3, 5 e 7. Os resultados obtidos demonstraram que das cinco substâncias utilizadas nos teste apenas o bicarbonato de sódio e o Carbonato de sódio inibiram 100% o crescimento do fungo Colletotrichum Gloeosporioides, no entanto o Carbonato de cálcio, Cloreto de Cálcio e Cloreto de Potássio não foram limitantes para o desenvolvimento do fungo quando comparado ao controle. Contra o fitopatógeno Fusarium guttiforme apenas carbonato de sódio foi eficaz em inibir o crescimento micelial in vitro em todas as concentrações utilizadas nos testes. Foram positivos também para bicarbonato de sódio os tratamentos nas concentrações de 3% e 5%. O tratamento utilizando 5% de cloreto de cálcio que reduziu em 51% o crescimento do Fusarium guttiforme in vitro. As outras substâncias não apresentaram capacidade de reduzir ou inibir o crescimento micelial do fitopatógeno quando comparado com o controle. Assim, pode-se concluir que das cinco substâncias “GRAS” testadas neste trabalho duas são eficazes em reduzir e inibir o crescimento micelial de Colletotrichum gloeosporioides, sendo elas carbonato de sódio e bicarbonato de sódio. E três se mostraram capazes de reduzir e inibir o crescimento micelial Fusarium guttiforme in vitro, sendo elas carbonato de sódio, bicarbonato de sódio e cloreto de cálcio.


Palavras-chave:  Colletotrichum gloeosporioides, Fusarium guttiforme, Substâncias "Gras"